quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O maior símbolo cristão

 Existem vários Símbolos Religiosos e cada um com seu significado. Porem a maior representação cristã é a cruz de Cristo Jesus. Por meio dela Jesus nos livrou de todo pecado, quando derramou seu sangue puro, nos dando a oportunidade de vida eterna.

ESTRELA DE DAVI (Judaísmo)

A estrela de Davi (chamada de Escudo de David), é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de David.
Quando as nações pagãs iam à guerra, muitas vezes pintavam figuras para inspirar medo aos adversários nos escudos dos seus próprios soldados (tais como dragões, cobras, etc.) No entanto, em Israel, o símbolo é o escudo de David.
Quando este símbolo foi gerado, não sabemos ao certo, no entanto sabemos que este símbolo é geometricamente construído em forma de estrela com as duas letras Dálet que compunham o nome David (entrelaçando-as, e girando uma das letras em 180o. para que seu vértice se colocasse para baixo). Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.



LUA CRESCENTE COM ESTRELA (Islamismo)
Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco-otomano, passou a ser identificado com os muçulmanos. Mesmo assim, muitos fiéis negam a utilização de qualquer símbolo para representar a fé islâmica



SUÁSTICA (Jainismo)



Este símbolo - que também aparece no hinduísmo e no budismo - seria um desenho com quatro letras gregas gama (G), representando os quatro ventos, os quatro pontos cardeais, as quatro estações e outros conceitos da natureza relacionados ao número quatro. Mais tarde, o nazismo inclinou o símbolo e popularizou a suástica com um significado negativo.



FLOR DO LÓTUS (Budismo)


 A flor do lótus. É um símbolo não só do Budismo mas de todo o oriente. Simboliza a pureza espiritual, que não é maculada pelo cotidiano, assim como as flores de lótus não se mancham com o lodo sobre o qual crescem.
Na simbologia oriental, o ser humano deve se inspirar no exemplo da flor de lótus para permanecer puro, mesmo em meio à toda a corrupção do mundo.


O PEIXE (O primeiro símbolo cristão)

A palavra grega para peixe e ICHTHUS e as suas cinco letras formam o acrônimo grego como a frase:
Iesus Christus Theou Yicus Soter, que quer dizer: Jesus Cristo filho de Deus Salvador.
O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé.
Onde, para um cristão identificar se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim o desenho de um peixe.
Com o passar dos anos a figura do peixe associou-se então ao Cristianismo.

 MAIOR REPRESENTAÇÃO CRISTÃ É A CRUZ DE CRISTO

A cruz em si, era um símbolo de repulsa, medo, sofrimento, e desprezo. Mas para o cristianismo é símbolo de vida e liberdade, pois representa a morte de Cristo. Com isso não negamos a crueldade com que foi executada, mas afirmamos o resultado obtido por essa morte.
 
É na morte que a Obra de Jesus foi encerrada  
E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.(Jo.19.30)

É o cumprimento do Antigo Testamento  
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,(1Co.15.3)

A morte de Cristo é a garantia da pureza do cristão, bem como de suas obras 
O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. (Tt.2.14)

É na morte que ocorre o derramamento de sangue necessário para o perdão dos pecados 
Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.(Mt.26.28) 
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,(Ef.1.7)

É por meio do sangue de Cristo que temos Eterna Redenção 
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.(Hb.9.12)


De fato, é impossível ser cristão sem render-se à Cruz de Cristo.
E o que significa essa cruz senão nossa liberdade?! Nossa redenção?! A remissão dos nossos pecados?! Comunhão com Deus?!
É por meio dela que nós somos completamente libertos de nossa medíocre vida sem significado e passamos a participar da Vida Eterna que Deus nos concede por meio de jesus Cristo.

Fonte
Parte do texto: site teologando http://marceloberti.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...